abril 27, 2005

Tricotar tubos sem DPNs

Alguns links que mostram técnicas para tricotar tubos de malha sem usar os tradicionais conjuntos de 4 ou 5 agulhas.


Tricotar com 2 agulhas circulares - http://www.az.com/~andrade/knit/twocirculars.html


Idêntico mas para fazer 2 tubos ao mesmo tempo - http://www.socknitters.com/2circs/ - ideal para peúgas ou mangas


Com uma circular bem comprida - http://www.az.com/~andrade/knit/mloop.html


http://www.knittinghelp.com/ - muuuita informação, desde técnicas básicas a avançadas (com videos), explicação das abreviaturas inglesas, até links para free patterns e fórum

Posted by filomena.tricot at 03:33 PM | Comentários: (2)

abril 26, 2005

Chá e tricot

No sábado fomos mais uma vez tricotar na Rota do Chá, acompanhando com chá e scones, claro.

Estávamos (eu e a Ana) muito sossegadamente e a pensar que já não ia aparecer mais ninguém, quando apareceu a Alcina, meia esbaforida. A partir daí, e até que nos separámos já nos Aliados, o encontro foi uma animação pois a Alcina é uma senhora cheia de energia e experiência. Desta vez não tricotou connosco, mas está perdoada porque tinha estado até altas horas a terminar este pinguim para nos mostrar (ou será que é um coelho... hi, hi).

pinguim da alcina.jpg

A conversa foi tão boa que quando reparei já tinha passado a hora do meu combóio e tive que pedir ao M. para me ir buscar.

Bem-vinda Alcina!

Posted by filomena.tricot at 10:05 PM | Comentários: (5)

abril 22, 2005

so rip it, rip it good

rip-it (320 x 400).jpg

Pronto, teve que ser. Desmanchei o meu Boogie e comecei de novo.

Já montei as malhas e estou a fazer o canelado - 3x1 em vez do 2x2 que menciona no modelo.

Amanhã vai comigo ao meetup ;o)

(na foto ainda estava a começar a desmanchar)

Posted by filomena.tricot at 07:19 PM | Comentários: (5)

esquema

esquema camisola.JPG

Consegui desencantar um esquemazito muito tosco, espero que ajude.

Posted by filomena.tricot at 01:39 PM | Comentários: (0)

e como é que se faz ...

... a camisola sem costuras?

Bem, como alguém perguntou (obrigada Aloísio), vou tentar explicar o conceito.

Antes de mais, quero esclarecer que apesar de a camisola ser toda inteira, sem costuras, não se faz toda de uma vez.

Começa por estar em três partes, três tubos: as duas mangas e o corpo. São tricotados circularmente em agulhas circulares ou DPNs (Double Pointed Needles, os conjuntos de 4 ou 5 agulhas que se usa para fazer meias).

Eu tricotei as duas mangas ao mesmo tempo com duas agulhas circulares e duas bolas de fio (esta técnica tb é usada para meias, por quem não se ajeita com as dpn ou prefere fazer as 2 meias ao mesmo tempo - procurando por "two socks on two circs" consegue-se bastante informação acerca). Quem prefira pode perfeitamente fazer uma manga de cada vez, aliás na receita é assim que está.

Então, tricota-se as 3 partes em redondo com o comprimento pretendido até à altura das axilas, nem mais, nem menos, sem rematar. E agora vem a parte mais complicada: junta-se os 3 tubos de malha num só e a partir daí começa-se a fazer diminuições criando aquelas pseudo-costuras diagonais.

Explicando mais em pormenor, na receita que eu segui manda fazer mais ou menos assim. Tricota uma e a outra manga em redondo, começando pelo canelado (barra), passando para malha lisa com aumentos a cada "x" carreiras ou cm. Quando chega a um certo comprimento ou nº de carreiras pára de tricotar, não remata e pode cortar o fio a uns 20 cm.

Pode deixar a manga na agulha se não lhe fizer falta, ou passar as malhas para um fio. Sete dessas malhas são passadas para um fio separado e não se trabalham mais. Estas 7 malhas (malhas = pontos) são na zona dos aumentos (ficam por cima do local onde se aumentava) para que os aumento fiquem do lado interior do braço, pois estas 7 malhas vão corresponder na camisola à zona da axila.

Em tendo as mangas, faz-se o corpo de igual modo. A receita inclui riscas, eu ignorei essa parte. Em tendo o comprimento desejado até à axila deixa-se tb 7 malhas num fio, em lados opostos da camisola, que irão corresponder à zona da axila na camisola. Os conjuntos de 7 pontos na camisola vão depois ficar junto com os conjuntos de 7 pontos das mangas e não são mais tricotados, são apenas ignorados.

Nesta altura está por exemplo a tricotar a frente do corpo da camisola, chega ao local dos 7 pontos e em vez de os tricotar começa a tricotar na manga. Os 7 pontos da manga ficam alinhados com os 7 do corpo, e começa-se a ticotar na manga logo ao lado. Quando tricotar a toda a volta da manga e chegar ao outro lado dos 7 pontos continua a tricotar no corpo da camisola, começando do outro lado dos 7 pontos da camisola.

Continua a tricotar as costas da camisola e quando chegar ao sítio da outra manga procede como para a primeira. Estas primeiras carreiras são um bocado complicadas, mas é normal. Há que apertar um pouco mais o ponto no sítio das junções, mas vai sempre querer ficar ali uma espécie de buraco, é mesmo assim e resolve-se no fim. Os dois pares de conjuntos de pontos ficam apenas ali quietos virados uns para os outros, penduradinhos nos seus fios sem incomodar ninguém.

Daqui para cima não tem nada que saber. Malha lisa com diminuições nos pontos de junção manga/corpo para dar forma à camisola e formar as pseudo-costuras diagonais.

Bem, dispersei-me e misturei-me, não sei se alguém vai conseguir perceber afinal como é que funciona, mas espero que sim. O conceito é no fundo muito simples e muito fácil de fazer depois de entender. Talvez seja mais fácil de perceber fazendo.

Uma coisa é certa, é muito mais fácil de fazer do que de explicar.

 

Posted by filomena.tricot at 12:54 PM | Comentários: (4)

abril 21, 2005

Boogie

Boogie.JPG

Estou a fazer um colete com o fio igual ao do cachecol. O modelo é o Boogie da Knitty.

Acho que vai ficar bem giro, se bem que as cores do fio são capazes de esconder um bocado os torcidos, mas não tem importância.

O que me está a chatear (além da foto, que está um nojo - ainda tenho que aprender a trabalhar com esta máquina) é que descobri ontem que o colete está grande demais.

O estranho é que medi a tensão outra vez assim a correr (quantidade de pontos em 10 cm) e parece estar bem. No entanto as costas estão a medir 50 cm de largura em vez 46 :( . Ah, e tb já voltei a contar os pontos. Estão correctos. Pois, então como raio ...?

Portanto, acho que vou dar um pequeno passeio ao "frog pond" (rippit, rippit), ou seja desmanchar tudo, recalcular o modelo e começar de novo.

O que vale é que este fio tricota-se num instante ;o)

Posted by filomena.tricot at 10:58 AM | Comentários: (2)

abril 19, 2005

primavera ??

DSC02769a.jpg

Primavera? não, not really.

Quando devíamos ter tido Inverno, tivemos tempo primaveril - esta foto foi tirada em Janeiro - agora que devíamos estar a preparar-nos para o Verão temos Inverno.

Pelo menos vai chovendo um pouco, espero que ao menos adiante alguma coisa para compensar a crise de falta de água.

Mas uma coisa é certa, este tempo não tem jeito nenhum!

Posted by filomena.tricot at 10:48 AM | Comentários: (1)

abril 18, 2005

Camisola cor-de-rosa

DSC02932a.JPG

Terminei esta camisola durante o fim-de-semana ;o)

É baseada no modelo Sweetness  - tem mangas raglan e é tricotada "numa peça só" em redondo, de baixo para cima.

A maravilha deste tipo de modelo é que quando se acaba de tricotar, a peça está praticamente pronta a vestir, não há costuras para costurar! Acho que se não fosse este pequeno pormenor, ainda iria demorar uns meses até ficar pronta.

Pois... é que as minhas costuras em malha (ainda) são uma porcaria. Tenciono aprender a fazê-lo decentemente, mas para já tenho "pressa" em ter peças feitas por mim e não tenho tempo para "perder" com esses pormenores para já.

Este fio foi uma prenda de Natal (que adorei - eu pedi, mas não escolhi por isso foi uma surpresa boa). Gastei um pouco menos de 500 g - 4 meadas - e sobrou-me outro tanto.

Agora não sei o que fazer com o restante. Inicialmente tinha pensado em fazer casaco igual, se o fio fosse suficiente. O fio que tenho não chega bem para isso, pois o casaco teria que ser um pouco mais largo e mais comprido.

Podia comprar mais uma meada ou duas numa tonalidade a coordenar ou contrastar, de modo a completar a quantidade. Ou talvez até conseguisse da mesma côr. Mas acho que não quero, ainda não sei bem.

Não sou muito de usar rosa, mesmo estando "na moda". Especialmente estando na moda. E usar camisola e casaco iguais, rosa,  era um bocado pesado para mim (quer dizer, leve - eu sou mais de tons escuros, acastanhados).

Se calhar vou fazer um cachecolão, uma estola. Estou com vontade de fazer algo com torcidos ou outro tipo de trabalhado. Assim poderia usar por cima do casaco de tom contrastante, para me aquecer os ombros enquanto trabalho ;o)

Posted by filomena.tricot at 11:01 PM | Comentários: (6)

pormenor da gola

DSC02935a.JPG 

É nesta foto que a côr está mais aproximada da realidade, mas mesmo assim está um pouco escura. É uma tonalidade algo invulgar, uma espécie de rosa velho com uma pontinha de grená.

Posted by filomena.tricot at 10:49 PM | Comentários: (0)

pormenor do cós

DSC02938a.JPG

canelado 2x1

Posted by filomena.tricot at 10:48 PM | Comentários: (0)

abril 17, 2005

Projecto em movimento

DSC02917a.JPG

Este cachecol é o meu projecto actual para tricotar fora de casa. Tem um espaço reservado na minha carteira, para eu poder tricotar sempre que tenho oportunidade (no carro a caminho de trabalho, no escritório durante a hora de almoço, ...).

O fio é mistura de lã e acrílico, com uma bonita mistura de cores. Acho que é igual a um que vi a Ana a usar ;o)

Estou a usar agulhas de 9 mm e canelado 1x1. O cachecol vai ficar estreito, comprido e bem grossinho (com o canelado 1x1 o tecido fica como que duplo) para o próximo inverno.

Posted by filomena.tricot at 11:21 AM | Comentários: (4)

abril 14, 2005

Olá

DSC02814a.JPG

Tenho que confessar que não tenho projectos espectaculares para mostrar, mas tenho alguns WIPs (Works In Progress) a andar. E é claro muuuuitos WIMs (Works In Mind) na fila.

Espero nos próximos dias mostrar algumas das coisitas em que tenho andado a trabalhar, para já fica esta foto tirada pelo maridinho ;o)

Posted by filomena.tricot at 11:43 PM | Comentários: (4)